Dia do Vinil

Dia do Vinil

No dia 12 de agosto comemora-se o Dia do Vinil, por ser considerado o dia, em 1877, que Thomas Edison anunciou a invenção do primeiro fonógrafo. Tudo indica que a adoção da data ocorreu em fevereiro de 2002, quando um grupo de moradores da cidade californiana de San Luis Obispo, EUA, criou a Vinyl Record Day (http://vinylrecordday.com), organização sem fins lucrativos, com o objetivo de (1) preservar a influência cultural, os discos de vinil e as artes das capas, (2) celebrar a data com amigos e família, (3) promover o futuro do vinil e (4) estabelecer o dia 12 de agosto como o Vinyl Record Day.

Desde então, além de lutar pela adoção da comemoração nacionalmente, a organização promove um encontro no sábado que sucede o Record Vinyl Day, quando reunem amigos e familiares para fazer uma espécie de quermesse, obviamente com música tocada exclusivamente em vinil.

No Brasil, o Dia Nacional do Disco de Vinil é celebrado por alguns no dia 20 de Abril, em homenagem ao compositor e cantor Ataulfo Alves, morto neste dia em 1969.

Tags:
No Comments

Post A Comment