Aviso Sobre Qualidade de Áudio – Vinil

IMPORTANTE AVISO SOBRE QUALIDADE DE ÁUDIO DOS DISCOS

Prezado Cliente,

Com a volta da produção de vinil em alta escala no mundo, surgiram algumas marcas e modelos de toca discos que apresentam forte inconsistência na reprodução, fazendo com que alguns discos apresentem “pulos”, “empenos” visuais, oscilações de rotação e ruídos que não aparecem em toca discos de melhor qualidade.

Os braços desses aparelhos não apresentam a robustez necessária para a reprodução de discos de 12” fabricados na era moderna, em que o volume mais alto é o maior objetivo que se procura, nem seus motores são capazes de mover em velocidade consistente o prato do aparelho. Além disso, as agulhas são de baixa qualidade e pequena duração. De forma geral, esses toca discos foram fabricados para reproduzir compactos (7”), não LPs (12”).

A questão é tão grave que já há algumas lojas em países estrangeiros recusando-se a fazer trocas de discos nos casos em que os defeitos ocorreram em alguma dessas marcas.

Outros fatores podem influenciar diretamente e causar “pulos”, como o desgaste do material da agulha, a sua falta de limpeza e a regulagem incorreta do peso do braço.

Além desses pontos, um toca discos posicionado em frente a uma caixa de som, ou colocado sobre a mesma mesa das caixas, terá sua reprodução prejudicada, pelo deslocamento de ar das caixas ou pela vibração emitida por elas na mesa em que está o aparelho.

São inúmeros os casos em que os problemas podem ser solucionados com a simples atenção aos pontos descritos acima ou a audição em um toca discos de outra marca e modelo.

Por outro lado, o fato de um disco não pular e outro sim não representa que um está com defeito e outro não, porque a reprodução é completamente aleatória nos toca discos citados, uma vez que o volume e o tipo de som variam enormemente.

Os discos fabricados na Polysom seguem padrões rígidos de controle de qualidade, através de métodos mundialmente praticados e a empresa não se furtará a tomar as providências necessárias caso detecte qualquer defeito em sua produção, mas nada poderá ser feito se os produtos fabricados estiverem alinhados com os quesitos básicos de qualidade, porque não haveria o que corrigir. Nem pode a Polysom ser responsabilizada por eventuais defeitos de projeto ou de fabricação de equipamentos de reprodução.

Por isso, solicitamos gentilmente ao Cliente que, em caso de alguma das ocorrências informadas aqui, faça testes em diferentes equipamentos, marcas e modelos.

Por fim, sugerimos fortemente que o Cliente clique aqui e leia as Perguntas Frequentes, cujo link se encontra no alto, à direita, da seção “Monte o Seu Vinil”.